Mais uma postagem com imagem.

Na verdade eu estou querendo fazer relações entre a teoria estudada em sala de aula com historinhas ou outras coisas que façam parte do nosso dia-dia.

Acho que vou ficar devendo pra sempre a explicação da postagem anterior. Mas gostaria de indicar uma leitura simples, o livro "Dinâmica de Grupo" de Cartwright e Zander. Lendo isso, fica bem simples entender sobre comunicação. Também há o livro "Terapia familiar e de casal" da Vera Calil, que é bem simples de ler também e dá pra entender sobre dinâmica familiar e tal da Triangulação que citei no título da postagem anterior.

Bem, voltando a esta postagem, vamos dar uma olhada na imagem:



Com esta foto, tô tentando mostrar ou explicar o "ajustamento criativo". Ando meio enferrujada nos conceitos gestálticos, mas de maneira simples, "ajustamento criativo" quer dizer a melhor forma que o indivíduo encontra para lidar com a situação presente.

Na foto, o calanguinho está fazendo de tudo pra não ser devorado pela ave. Ele estica os pés ao máximo para manter o bico de seu predador aberto. Se vai dar certo ou não é outra história. Por isso há o ajustamento criativo funcional e o desfuncional.

O ajustamento criativo funcional é quando dá certo! Hmm... talvez essa não seja a melhor maneira de explicar. Mas neste tipo, a pessoa realmente satisfaz sua necessidade e a gestalt é fechada.

No ajustamento criativo desfuncional, a gestalt não é fechada, ela continua aberta e com o acúmulo dessas gestalts abertas podemos gerar uma neurose.

Na minha opinião, o calanguinho não tem saída. Mas isso é só uma foto, não tenho como dizer qual era a sua verdadeira intenção quando se esticou na boca do pássaro.

=]