Sabe aquelas crises existenciais em que q gente se pergunta: Por que eu tô aqui? Qual meu significado? Afinal, quem sou eu?

É engraçado depois lembrar de como podemos ter dúvida sobre nossa própria existência. Onde já se viu alguém não saber quem é? Em todos os lugares do mundo. Principalmente uma mulher com TPM.

Gosto da explicação de Sartre a respeito disso. A existência precede a essência!

Tive que estudar esse fabuloso filósofo esses dias pra fazer uma apresentação sobre o existencialismo. Amigos invisíveis, vocês não imaginam o quanto é fascinante o pensamento e a vida dele!

Sartre é conhecido como um intelectual engajado por conta da sua intervenção política no período da Segunda Guerra Mundial. Chegou até a ser preso em um campo de concentração nazista quando Hitler invadiu a França, seu país natal. E ele era apaixonante... como era. Além de ser um grande pensador, ele escrevia peças e novelas, tudo com uma pitada de seu conhecimento filosófico. Ele se preocupava em passar pra massa os seus pensamentos.

Teve uma mulher que o acompanhou durante toda a vida e contribuiu muito no seu trabalho. Ela era Simone de Beuvoir. Igualmente maravilhosa!

Procuravam explicar o pensamento do momento: O Existencialismo.

Após a Segunda Guerra, a Europa inteira encontrava-se desestruturada e com muito esforço tentava reeguer-se no cenário mundial. Foi nessa época que as pessoas desacreditadas da força divina e revoltadas com todo aquele mal que passavam, resolveram adotar atitudes um tanto assustadoras naquele momento. Se auto intitularam existencialistas sem nem entender ao certo o significado disso. Sartre até relata um fato cômico em que uma senhora lhe dirige um palavrão e pede desculpas dizendo que está ficando existencialista.

Indignado com o rumo que seu pensamento estava tomando, tentou explicar o existencialismo em uma conferência que fez em 1945. Ele disse: 'O existencialismo é um humanismo'. E a partir daí várias coisas ficaram mais claras.

Entendemos que o existencialismo sartriano é ateu e confere ao próprio homem a responsabilidade de construir seu destino. E junto a isso vários conceitos, como a má fé, a angústia, a condenação à liberdade e o absurdo da vida.

Vem de Sartre também a famosa expressão 'O inferno são os outros', ou seja, os outros embora impossibilitem a concretização dos meus projetos, colocando-se em meu caminho, sem eles o próprio projeto fundamental não faria sentido. Só nos conhecemos efetivamente através do olhar do outro, o 'Ser Para Si' só é 'Para Si através do outro'. Entendeu?

Enfim, isso é só uma pincelada na filosofia linda que conheci e que me identifiquei tanto. Espero que tenha aberto o apetite de quem leu, pois o conhecimento é a nossa arma! E nada melhor do que entender o mundo através do olhar dos outros, para assim, combatermos as injustiças e entendermos nosso verdadeiro sentido, nossa verdadeira missão.

"Nunca se é homem enquanto se não encontra alguma coisa pela qual se estaria disposto a morrer." [Jean Paul Sartre]

Leia algumas frases desse gênio nesse site: http://www.pensador.info/p/jean_paul_sartre_frases/1/